POR QUE CONTRATAR
UM ADVOGADO?

1 - POR QUE CONTRATAR UM ADVOGADO?

A contratação de um advogado deve ocorrer quando uma pessoa ou empresa necessita:

 

(I) de consultoria ou aconselhamento jurídico visando a obtenção de informações e orientações técnicas em busca de alternativas e soluções jurídicas para demandas do dia a dia, inclusive com análise de viabilidade, prevenção e diminuição de riscos ao cliente, sua empresa ou sua família. É uma forma de prevenção que economiza tanto tempo quanto dinheiro;

 

(II) de atuação judicial quando o cliente ou sua empresa sofrem qualquer tipo de violação aos direitos garantidos em nosso ordenamento jurídico, necessitando, portanto, de um advogado que possa atuar em juízo na defesa dos seus direitos e interesses seja como autor ou réu em uma demanda judicial contra sua pessoa, empresa ou família;

 

(III) de atuação extrajudicial na serventia publica (cartório, ofício de registro, tabelião de notas), bem como na administração pública direta e indireta, autarquias, empresas públicas ou privadas, defensoria pública, ministério público, conselho tutelar, delegacia de polícia, entre outras que sempre envolvam interesses do cliente, sua empresa ou sua família;

 

(IV) de elaboração ou revisão de documentos jurídicos, tais como contratos, escrituras, procurações, estatutos, recursos e petições, enfim, todo e qualquer documento de natureza jurídica que atenda às necessidades do cliente, sua empresa ou sua família;

 

(V) de assessoria jurídica na compra/ aquisição de bens moveis ou imóveis, na constituição de uma empresa, na constituição ou alteração do estatuto social, na contratação ou demissão de colaboradores, na licitação, na concorrência, no concurso público e em muitas outras esferas administrativas e judiciais, sempre na melhor defesa dos direitos e interesses do cliente, sua empresa ou sua família.

2 - QUAL O PAPEL DO ADVOGADO?

A função do advogado é defender os interesses e garantir os direitos dos seus clientes, usando, através da legislação em vigor, todos os meios inerentes à profissão, ou seja, todos os atos essenciais ao exercício da advocacia e aqueles constantes no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

O advogado tem uma função social muito importante, pois trabalha por uma sociedade mais justa e democrática sendo indispensável à administração da justiça; contribui na postulação de decisão favorável ao seu constituinte e ao convencimento do julgador; seus atos constituem múnus público, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da advocacia dentro dos limites da Lei 8.906/94.

3 - COMO ESCOLHER UM ADVOGADO?

A escolha de um advogado para atuar em seu favor envolve diversos fatores e, muitas perguntas surgem durante o processo de escolha deste profissional.

 

A escolha do advogado deve ser feita analisando um contexto específico e de acordo com as necessidades do cliente. Assim, a questão será: Como escolher o melhor advogado para mim?

 

Para responder este questionamento, é necessário a análise de alguns quesitos, tais como: SEGURANÇA, CAPACIDADE TÉCNICA, CONFIANÇA e PREÇO.

 

No quesito da segurança, é importante analisar se o advogado consegue explicar claramente ao cliente o que está acontecendo no seu caso, analisando exatamente o problema trazido pelo cliente e mostrando-se apto a desenvolver o melhor e mais eficiente trabalho na defesa dos direitos e interesses de seu cliente.

 

A escolha do melhor advogado deve considerar a capacidade técnica e especialidade do profissional. É sempre mais indicado escolher um advogado especialista naquele assunto que você necessita, por exemplo, escolher um advogado especialista em direito público e concurso público para defendê-lo numa ação que envolva situações de concurso público, exemplo candidato arbitrariamente eliminado após ser reprovado em exame de saúde física ou mental em decisão discriminatória ou exame ilegal.

 

Além disso, verifique as qualificações do advogado; àqueles que também conciliam a advocacia com o magistério (ser professor) certamente possuem um bom conhecimento técnico de direito material e processual.

 

Ninguém quer ser atendido ou defendido por um profissional defasado, certo? Então procure saber se aquele advogado é atualizado, uma vez que o acompanhamento das novidades jurídicas é um fator importantíssimo para saber se aquele profissional é o melhor advogado para você.

 

No quesito confiança, opte por um advogado com quem você se sente à vontade para falar sobre o seu problema; este é um valor fundamental, pois se tiver que escolher um advogado, terá que lhe contar um problema e lhe facultar informação pessoal e provavelmente confidencial.

 

Um advogado deve deixar você confortável para falar sobre o problema apresentado. Se você não se sentir bem em sua presença, é sinal de que não houve a empatia necessária para que um contrato seja celebrado.

 

Se o profissional deixar você confortável, à vontade para discutir o problema, pode ter certeza de que de você está indo na direção certa

 

Por fim, um dos principais aspectos decisórios na escolha do melhor advogado é o preço. Além do profissional transmitir a segurança necessária e ter grande conhecimento técnico, é necessário que o preço dos serviços sejam compatíveis com a possibilidade de pagamento.

 

Existem diversas formas de se contratar um advogado: por causa isolada, por mês, por hora, pagando antes, pagando por ato, pagando pelo êxito, à vista, parcelado etc. É importante perguntar ao profissional quais as opções existentes para pagamento naquele caso específico. É possível que mais de uma opção seja apresentada, sendo possível adequar o preço à sua necessidade.

 

É importante ter em mente que se o profissional possui todas as características acima mencionadas, certamente seus serviços não serão os mais baratos do mercado, o que não significa que serão os mais caros, mas sim, acessíveis e compatíveis com a qualidade técnica ofertada.

 

Como em qualquer outro serviço contratado, muitas vezes a contratação do barato pode gerar um prejuízo maior e “o barato sair caro”.

se você acha que custa caro um profissional competente é porque não faz ideia de quanto custa um incompetente!” (anônimo).

4 - QUANDO BUSCAR UM ADVOGADO?

Não existe um tempo exato para ser definido como momento para contratar um advogado, ou escritório de advocacia. Na realidade, ele deve ser buscado em qualquer momento que você sentir que está tendo seu direito lesado, ou seja, que está sendo prejudicado; exceto quando está sendo processado judicialmente e recebe uma intimação ou notificação judicial para ciência daquele processo que é movido contra sua pessoa, ocasião em que deverá procurar um advogado imediatamente, pois existem prazos para apresentação de defesa ou recursos e, se não observados, poderão trazer grandes prejuízos.

 

Além disso, um advogado também deve ser procurado de forma preventiva, no momento da celebração de um negócio, ou quando for finalizar e fazer a assinatura de um negócio, quando for se casar, quando for escolher o regime de bens, ou para comprar um imóvel, ou para que você possa garantir que não terá problemas no futuro, inclusive antes tomar uma decisão importante, é recomendado sempre procurar um advogado de confiança e pedir aconselhamento jurídico, não encare isso como um gasto e sim como um investimento.

5 - É VERDADE QUE POSSO ATUAR SEM ADVOGADO EM ALGUMAS ÁREAS DO DIREITO?

Tanto no juizado especial cível para ações que envolvam até 20 salários-mínimos, como ações/ reclamações trabalhistas não é obrigatória a contratação de advogado.

 

No entanto, nunca é aconselhável qualquer atuação no poder judiciário sem acompanhamento e defesa técnica por advogado; primeiro porque esta excepcionalidade da lei abrange apenas as ações que tramitam em primeiro grau de justiça, ou seja, se a parte contrária recorrer à uma instância superior, você não poderá continuar sem advogado e a partir daí surge um grande problema jurídico, pois são poucos os advogados aceitam dar continuidade a um trabalho que não iniciaram, situação que poderá trazer diversos prejuízos tanto ao processo quanto a pessoa que optou por atuar sem advogado.

 

Além disso, na rotina jurídica, muitas vezes a pessoa que optou por atuar sem advogado, poderá sentir-se, em determinado momento, abandonada e desamparada, uma vez que provavelmente não saberá como agir em determinada audiência ou etapa processual.

 

Assim, a melhor alternativa, sempre será consultar um advogado que possa dar a orientação adequada ao caso, o qual, inclusive, analisará técnica e previamente a situação, dialogando sobre os riscos e a viabilidade da ação, para que o cliente não entre em uma aventura jurídica que poderá trazer resultados (prejuízos) adversos do esperado.

6 - BENEFÍCIOS DE REALIZAR UMA CONSULTA JURÍDICA

A consulta jurídica é um importante trabalho de orientação e amparo; consiste em explicar questões relacionadas ao mundo jurídico fornecendo sugestões e informações especializadas.

 

Devido à natureza desta atividade, apenas um advogado pode prestá-la. E ter formação jurídica não é suficiente, para poder oferecer esse serviço, também é necessário ter cadastro ativo na OAB.

 

A principal vantagem da consultoria jurídica é a diminuição do risco de penalidades e litígios no negócio que será desenvolvido. Esse benefício resulta em vários outros, como:

 

  • Diminuição de custos com litígios, gerando economia;
  • Capacidade de encontrar outras opções para a resolução de conflitos sem recorrer (inicialmente) à justiça, a qual encontra-se sobrecarregada e, assim, alcançar o resultado almejado com mais rapidez;
  • Redução do tempo gasto com conflitos.

 

Então, é possível ver que o melhor momento para contratar uma consulta jurídica é quando a pessoa estiver com dúvidas sobre determinado assunto ou se deparar com uma decisão importante que pode ter consequências jurídicas em sua vida, sua liberdade ou patrimônio.

 

E, caso o problema já tenha ocorrido, a consulta com o advogado esclarecerá suas dúvidas em relação aos passos que deverão ser tomados.

 

No escritório PALL ADVOCACIA, adequados à evolução tecnológica e, tendo em vista que muitos clientes não disponibilizam de tempo para um atendimento presencial ou por estarem domiciliados em outro Estado da Federação, oferecemos, além do atendimento presencial, um atendimento na modalidade on line, com reuniões virtuais e envio eletrônico documentos.

Nos envie uma mensagem

O plugin Caldera Forms foi encerrado em 5 de abril de 2022 e não está disponível para baixar. Você pode experimentar outros plugins de formulários como alternativa